Praça General Carneiro, Lapa, idos de 1950
De autoria do escultor João Turim, uma estátua em bronze foi inaugurada em 1928 na Praça General Carneiro, no centro da Lapa. A obra presta homenagem ao herói que dá nome ao local.
O General Gomes Carneiro foi o comandante das tropas legalistas durante o episódio histórico conhecido como Cerco da Lapa, travado entre janeiro e fevereiro de 1894. Ao longo de 26 dias, a cidade — hoje parte da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) — tornou-se palco de um dos mais sangrentos confrontos da Revolução Federalista, guerra civil que opôs federalistas, contrários à consolidação do presidencialismo, e as forças legalistas, fiéis ao governo de Marechal Floriano Peixoto.
Cerca de 640 soldados, sob o comando de Gomes Carneiro, resistiram bravamente e garantiram tempo suficiente para que o Exército legalista se reorganizasse, frustrando a marcha dos revoltosos em direção à capital da República. A defesa da Lapa, embora marcada por grandes perdas, foi decisiva para a manutenção do governo e imortalizou o nome do general na história nacional.
Fontes: Cerco da Lapa: do começo ao fim | Brasil Escola | Foto: Acervo de Lucas Mauro Pacheco | Acervo Paraná Histórica
Comentários
Postar um comentário