Ciclone em Ponta Grossa, idos de 1927
“Ponta Grossa, a Princeza dos Campos, sacudida pela fúria dos ventos”. Foi com esse tom que a cidade ganhou repercussão nacional em 24 de outubro de 1927, quando um ciclone devastador deixou um rastro de destruição. O episódio ganhou destaque em diversos jornais e revistas da época, entre eles O Malho, publicação ilustrada de circulação nacional, que dedicou, em sua edição de novembro, uma seção intitulada “O desastre de Ponta Grossa”.
Segundo a revista, rajadas de vento que ultrapassaram os 100 km/h derrubaram árvores, devastaram o cemitério central e atingiram com força a região sul da cidade, onde se localizava a estação ferroviária. O periódico também relatou a existência de mortos e feridos, ressaltando que o prédio da antiga prefeitura precisou ser transformado em pronto-socorro improvisado para atender as vítimas.
A tragédia repercutiu ainda em outros veículos. O jornal O Dia, de 26 de outubro, registrou a destruição de 30 casas, o destelhamento de outras 300 e oito feridos graves, encaminhados ao Hospital da Caridade (atual Santa Casa) e ao Hospital 26 de Outubro. Já o Correio Paulistano destacou que até um dos hospitais da cidade teve parte do telhado arrancado pela força dos ventos.
Fontes: Acervo de O Dia e O Malho / Livro ACIPG 100 anos / Foto – Josué Corrêa Fernandes / Ponta Grossa Memória e Fotos Atuais / Acervo Ponta Grossa Histórica.
Comentários
Postar um comentário